te
tdtd
b
  Geologia e Engenharia  |  Actividades e Serviços  |  Projectos em Curso  |  Links Úteis  |  Responsáveis  

Dep. de Geologia

A importância da Geologia foi crescendo ao longo das décadas, mas actualmente ninguém, que estude ou trabalhe em Geologia, pode afirmar que esta ciência tem o respeito e a relevância que merece.

 

As rochas que todos conhecemos, na montanha, nas arribas do litoral, nas pedreiras, no chão que pisamos no campo ou nas calçadas das ruas por onde andamos, formam a capa rígida do nosso planeta, a que chamamos litosfera, da qual fazem parte não só a totalidade dos continentes como os fundos rochosos de todos os mares.

 

Um dia o conceituado autor e geólogo A.M. Galopim de Carvalho fez o seguinte comentário comparando a importância da Serra D’Aire e Candeeiros como Geomonumento com o Santuário de Fátima, que ficam próximos um do outro:

 

“Uma conveniente promoção, à escala da importância mundial deste Geomonumento, poderá trazer-lhe, a curto prazo, número considerável de curiosos. Bastaria que 10% dos visitantes de Fátima aproveitassem a ocasião para conhecer este outro santuário da Natureza, para termos aqui centenas de milhar de visitantes/ano. Talvez que, para aqueles que tudo vêem através dos cifrões, ou euros, tenha chegado a altura de aceitarem que este tipo de valores ambientais e culturais também representa riqueza, do tipo daquela de que gostam e falam."

 

Nas nossas casas sabemos que os materiais como: tijolo, azulejo, cimento, vidro, alumínio, são imprescindíveis. Assim como as ligas metálicas, resistentes a altas temperaturas e embates, são nos automóveis, satélites e naves espaciais. Também é importante o creme hidratante que usamos todos os dias e o protector solar que no Verão evita os raios ultra violeta. Mas mais importante será saber que para produzir todos estes materiais, dos quais a nossa comodidade diária cada vez mais exigente depende, são usados centenas de espécies minerais diferentes todos os dias.

 

Para a Geologia o tempo é sempre o elemento de maior importância. Procura-se sempre saber se um dado evento ocorreu antes, depois ou em simultâneo com outro, isto é, se lhe foi anterior, posterior ou contemporâneo. É por demais conhecido e hoje evidente um princípio fundamental da Estratigrafia, formulada no séc. XVII, pelo dinamarquês Nicolau Steno que postula: “numa sequência sedimentar, qualquer estrato é mais moderno do que o que lhe fica por baixo e mais antigo do que o que se lhe sobrepõe."

 

Tal ordenação no tempo das rochas estratificadas foi um dia comparado por Galopim de Carvalho, com o que se observa na pilha de papéis na secretária de um burocrata.

 

 

APRESENTAÇÃO DA APIA   
NÚCLEOS   
DEPARTAMENTOS   
ACTIVIDADES    
CURSOS    
PROJECTOS   
SECÇÃO DE SÓCIOS    
CENTROS DE INTERPRETAÇÃO   
CONTACTOS    
Centros de Interpretação
Sobral de S. Miguel
Góis
Vide
APRESENTAÇÃO NÚCLEOS DEPARTAMENTOS ACTIVIDADES CURSOS PROJECTOS SÓCIOS CONTACTOS
APIA@2006. Todos os direitos reservados Desenvolvido por: 4por4